quinta-feira, maio 01, 2014

Como Defender uma Dissertação

Oi galera tudo bem? Nesses últimos dias eu fui convidado para participar de um teste para um blog acadêmico. O teste consistia em escrever uma redação como o tema: Como Defender uma Dissertação.

Queria deixar aqui o texto que eu criei para esse teste:


Estruturar um texto de forma coesa e concisa com argumentos baseados em fatos, estatísticas e dados fortalece uma dissertação com enorme coerência. Mas antes de abordar profundamente o assunto a ser defendido, é necessário apresentar o tema ao leitor, e qual ponto de vista está sendo considerado para iniciar a dissertação, e a partir disso, descrever com palavras claras as primeiras informações sobre o assunto determinado, dessa maneira, começa uma defesa de uma dissertação. É recomendado que essa introdução seja feita no primeiro parágrafo, pois essa visão geral dará apenas uma noção inicial do assunto.

Após começar a construir a dissertação com uma apresentação das idéias a serem expostas e do assunto a ser defendido, o segundo passo é elaborar um desenvolvimento de todo o texto que geralmente é escrito no segundo parágrafo, se o tema for abrangido de forma muito extensa e com vários detalhes técnicos, outros parágrafos serão necessários, isso deixará a sua redação melhor distribuída, no entanto, deve-se tomar cuidado com as redundâncias e incoerências que podem acontecer no texto, pois um tema por mais extenso que seja, deve ter uma delimitação, é muito importante você nunca sair do assunto que a sua dissertação está se propondo, cada uma das citações que você fizer, precisa estar diretamente relacionada com o tema a ser compreendido. No desenvolvimento da dissertação, as informações, estatísticas, exemplos, estudos e pesquisas já realizadas de outras fontes não podem deixar de serem mencionadas, então não se esqueça de todas as referências bibliográficas, isso trará mais credibilidade, e deixará claro o quanto você entende do que está escrevendo, desse modo, aumentará a consistência e a veracidade do nível do seu conhecimento, portanto, quanto mais domínio e propriedade você demonstrar mais eficiente será a sua defesa.

Defender uma dissertação exige muito raciocínio e lógica nos seus argumentos, por isso, não economize palavras e rascunhos para elaborar da melhor forma as ideias que serão expostas. É altamente recomendável elaborar a sua defesa com apoio em argumentos sólidos, principalmente que estejam ligados a dados, isso torna bastante eficiente o seu discurso e certamente vai ajudar a atingir o objetivo na sua defesa. Demonstrar conhecimento e aptidão na área é essencial, especialmente para reconhecerem o quanto você pode afirmar sobre o assunto que está sendo abordado, e também, as suas observações práticas relacionadas a sua experiência, consequentemente, dão uma visão própria e mais próxima da sua defesa, assim você expressa maior domínio particular e tem outro ponto forte de argumentação a seu favor.

Dependendo do público alvo para o qual você está se dirigindo, deve haver uma adequação da sua linguagem, para não utilizar palavras demasiadamente desconhecidas, o que pode dificultar a compreensão dos leitores. Uma atenção meticulosa no texto é indispensável e necessária para evitar erros ortográficos, pois eles transparecem uma falta de preparo ou instrução.

No último parágrafo geralmente é feita a conclusão da sua defesa. Na conclusão, você precisa mostrar onde pretendeu chegar depois que todos os seus recursos argumentativos foram usados. Você deve concluir articuladamente a sua defesa com grande lógica e verossimilhança, baseando-se no conhecimento do desenvolvimento da sua dissertação, é dessa forma que as suas considerações devem ser concluídas, para produzir eficazmente o efeito esperado.