terça-feira, março 31, 2015

Juventude




Em todas as épocas a juventude sempre teve desafios. Qualquer jovem com certeza sabe quais momentos mais lhe deram alegrias e os que deram mais aflições também. Nessa fase da vida, muitas perguntas e muita sede de respostas crescem dentro dos jovens. Às vezes, as respostas são procuradas em um determinado grupo, ou num modo de vida em particular. A segurança de fazer parte de alguma tribo, ou simplesmente ter pessoas perto que se identificam pelas mesmas ideias e convicções, é um fator que ajuda a construir o caráter de um jovem. É nesse momento que todos os jovens buscam momentos felizes, e realmente, existem muitas coisas bonitas para se viver durante a juventude. Enquanto alguns jovens apenas vivem o presente como se o amanhã não existisse, outros até pensam demasiadamente no seu futuro, ambos os casos eu acho meio prejudicial para a mente. Uma dose equilibrada de Carpe Diem e outra de Futuro é o que traz harmonia para a vida de inquietos jovens. E coloca inquietação nisso, eu mesmo o tempo inteiro buscava fazer coisas em que pudesse encaixar um rumo para a minha vida, foi tanto, que já até participei de Teatro, Tae Kwon Do, aulas de Espanhol, Inglês e mais alguns outros cursos, no intuito de acertar o alvo da felicidade, de achar aquele afazer que realmente tem a ver comigo, sem me preocupar com que as pessoas ao meu redor pensam. 
Muitas escolhas também são feitas na juventude e repercutem por um bom tempo na vida, quando não na vida toda. Por isso, é compreensível que também muitas pessoas venham nos dizer o que devemos ou não fazer, o caminho que elas acham melhor o jovem trilhar. É lógico que fazem isso na maior das melhores intenções, eu não tenho dúvida, especialmente os pais de um jovem. Pela experiência de vida, muitas orientações e conselhos são dados. Mas cada jovem tem a sua própria identidade, não necessariamente ele precise seguir a risca tudo o que é dito, mas é importante observar que os exemplos pesam mais que conselhos, eu sou um tipo de pessoa que o meu maior conselho é a atitude prática das pessoas, mais do que elas mesmo falam. Se eu tropeçar por minha conta própria, vou me levantar, e tomar cuidado para não cair outra vez, se eu ver outra pessoa tropeçando antes de mim, eu posso muito bem ser cauteloso antes de passar pelo mesmo caminho. Na juventude é normal decepções, elas amadurecem, ainda que diante de uma dor. Melhor do que aprender consigo é aprender com os outros, principalmente com as lições que os bons exemplos nos ensinam. Você conhece alguma pessoa que é um bom exemplo para você? No sentido que você almeja para a sua vida? Aquela pessoa que você seguiria os passos para ser como ela um dia? 
Fontes de inspirações na juventude são as que mais influenciam os jovens cheios de energia para realizar algo do qual teriam prazer na vida. É legal podemos olhar para trás e temos a possibilidade de sorrir, e de nos alegrar quando vemos o que fizemos com a nossa juventude. Então, inspire-se e seja também uma inspiração para outros jovens que virão por aí. E quando alguém te perguntar: Qual foi a última coisa que você fez da qual se orgulhou? Você vai ter uma resposta triunfante na ponta da língua, um sorriso confiante e jovem.