terça-feira, abril 26, 2016

Monumento à independência


O tamanho do Monumento à Independência é muito grande, ele está localizado no parque da Independência do bairro do Ipiranga onde D. Pedro I deu o famoso grito de Independência do Brasil. Esse lugar traz uma carga muito importante para a história do Brasil. Quando começa a anoitecer uma tocha é acesa, o fogo dela é intenso, eu não ousei me aproximar.

Muitos personagens estão retratados nessa grande escultura, quando você passa de longe na Avenida Nazaré já pode notá-la pelo tamanho e saber que ali perto está do Museu do Ipiranga, que fica uma rua acima depois da Praça da Independência.

No monumento, encontra-se os restos mortais de D. Pedro I e de suas duas esposas D. Maria Leopoldina e D. Maria Amélia, pode-se observar a suntuosidade em que jazem os corpos pela dimensão desse lugar que é diretamente proporcional ao papel que o D. Pedro I teve no processo do Brasil tornar-se um país livre da exploração de Portugal, e assim ter sua autonomia para decisões e maior liberdade de crescimento. Todos os que passam perto podem comprovar a imponência desse trabalho artístico realizado por Ettore Ximenez, um artista de origem italiana.