terça-feira, maio 10, 2016

Antigo Banco de São Paulo


O Antigo Banco de São Paulo está localizado bem no centro histórico. Ao passear por vários lugares, você pode observar esse prédio grande. Em meio a tanta correria do dia a dia, esse é um lugar que às vezes passa meio despercebido. Quando eu entrei lá, não havia muitas pessoas, mesmo sendo um local totalmente histórico, mas dá para perceber que ele é bem conservado, tem uma beleza e estilo arquitetônico sofisticado.

A decoração do saguão tem detalhes bastante bonitos. O piso desse lugar tem o formato de mosaico e o material usado é o de pastilha de cerâmica. Nesse estabelecimento, as transações bancárias ocorridas por volta de 1940 eram feitas em um ambiente totalmente luxuoso na mesa de granito ornamentada por cristais. No Mezanino o salão nobre tem o revestimento somente em madeira de lei.

Dá para observar a suntuosidade no momento das operações financeiras daquela época pelo amplo espaço. Do lado de fora do prédio, você entra por portas altas, o que já demonstra a dimensão desse banco. Quem fez esse projeto foi o arquiteto Álvaro de Arruda Botelho, onde é perceptível nas formas e no espaço a ótima construção para os clientes realizarem as transações financeiras que precisavam.