segunda-feira, março 06, 2017

Planos

Hmm que tal pensarmos um pouco na importância dos planos???
Eu já ouvi uma frase que diz que quem não se planeja não sabe onde quer chegar. Algumas pessoas dizem que uma vida planejada é uma vida sem graça. Tudo está sob controle e por isso a pessoa não se diverte tanto com surpresas. Outros dizem que são através dos planos que o começo de algum objetivo está sendo traçado.

Eu pessoalmente na minha simples opinião penso que planos são essenciais para chegar em qualquer lugar. Já acontecem imprevistos com planos, imagina sem. Quem não se planeja pode não perceber que pode estar caminhando para uma direção não tão agradável, os planos te dão uma direção mais clara, mais precisa. 

Nem sempre tudo o que foi planejado acontece como o esperado, então aí é momento de se adaptar e refazer os planos. Por exemplo, ter um filho. Se você se planeja para a chegada de mais um membro na família então vai ficar mais fácil de cumprir as responsabilidades de criar um filho, se o filho não foi planejado então você terá que incluir novas necessidades que precisam ser atendidas na sua rotina. Se você planeja ter um carro, você sabe que precisará poupar "tanto" para o comprar o veículo e que também vai gastar "tanto" com a manutenção, em casos excepcionais uma pessoa vai chegar numa concessionaria depois de acordar de manhã com a vontade de comprar um carro e comprar um.

Muitas vezes as vontades precisam ser planejadas. Isso é uma forma de evitar imprevistos e transtornos que podem fazer de uma decisão uma péssima escolha. Quem se planeja tem em vista as melhores escolhas para tomar uma decisão, pois ficou um tempo observando o que de melhor pode ser feito e o que não pode.

Eu sou da turma que gosta de se planejar, mas também não sou totalmente rigoroso com os planos. Eu vou me adaptando conforme os imprevistos que acontecem.

Os planos também ajudam a pessoa a ter em mente o que fazer e quando para que se alcance o objetivo almejado. Uma coisa importante que eu acho sobre planos é que eles precisam ser vistos não como uma obrigação mas como uma orientação.

Ninguém sabe o dia de amanhã, então para que planejar???

Eu acho bom ter um planejamento para o dia de amanhã, a pessoa só não pode viver esperando para ser feliz quando os planos se realizarem, a felicidade precisa ser sentida no momento presente, apesar de algumas pessoas, como eu, se sentirem muito felizes apenas em planejar. Um dos planos que eu mais gosto de fazer é o de viagens, se a pessoa curte fazer planos de outro tipo eu recomendo.

Quando um plano dá errado, esse foi um ótimo momento de aprender com os erros e não repeti-los, se o plano para alguma coisa dá errado é necessário ver os motivos que fizeram isso acontecer, e assim devemos aprender com essa experiência. Toda experiência na vida é válida, especialmente aquelas que fizeram parte de planos que tanto deram certo como errado. O importante é o aprendizado.