domingo, abril 30, 2017

Destino

Essa palavra me dá um certo medo. Sim, medo, eu sei que o medo não é a melhor maneira de encarar uma situação, mas às vezes o medo faz uma pessoa agir com mais cautela. O destino para mim é algo que tem a ver com o caminho que a pessoa vai seguir na vida e também com o que está preparado para ela, no entanto, eu também acredito que o destino pode ser feito de atitudes que trarão resultados no futuro.

Não é fácil dizer exatamente qual o destino que a minha vida pode ter, eu sei que existem coisas que precisam acontecer na minha vida para eu crescer como pessoa, e sei que muitas vezes não é fácil passar por uma coisa complicada, exige muito aprendizado, mas eu também acredito que na nossa vida nada é por caso e que as coisas acontecem para que possamos melhorar como ser-humano.

O destino pode ser bom se hoje plantamos boas sementes, caso plantemos más sementes o destino pode ser muito cruel, mas na verdade ele só fez crescer as sementes que você mesmo plantou durante o seu caminho.

Pensar no destino como um futuro que já está escrito pode parecer algo muito radical, mas é possível entender o destino como uma consequência inevitável de ações que levaram a um resultado no presente ou que levarão no futuro.

O ser-humano tem o livre-arbítrio, ele pode fazer o que quiser e quando quiser, mas cada atitude, cada semente plantada vai trazer um tipo de resultado para a sua vida que você não pode escolher. Se o livre-arbítrio é genuíno, então o destino pode ser escolhido.

Existem coisas na nossa vida que estão totalmente fora de controle e parece que o destino é o maior culpado do que chegou até nós. Não sei, algumas atitudes que podemos ter na vida podem gerar um resultado totalmente desconexo com o que pensamos estar acontecendo, mas no fundo eu acho que tudo nessa vida tem um porquê, é importante tentar entender o porquê e como a situação pode ser mudada caso algo desagradável esteja acontecendo.

Se uma coisa boa acontece, não existem motivos para ter tensão, é só aproveitar e continuar naquele caminho que você estava para permanecer naquele padrão de vida, não tem segredo. O difícil é quando acontecem coisas que são desagradáveis, quando se mexe na ferida é indispensável tentar entender a causa daquela dor.

Uma coisa na vida é certa, se o presente não está bom é possível ter atitudes hoje que façam o nosso destino ser melhor do que já foi. Se o hoje está bom, é bom não sair do caminho que está sendo percorrido. Não se pode perder a esperança, tudo nessa vida tem jeito, o destino e o livre-arbítrio são coisas que parecem que têm um grande poder de mudar de tudo, mas tudo começa com o hoje, com o agora. Então se queremos um destino bom, ele está sendo construído nesse momento por nós, isso, agora mesmo, construa um bom destino para a sua vida.