domingo, maio 07, 2017

Restituição

Sabe aquela coisa que você tinha, ou aquela forma de viver que você mantinha, ou algo que você prezava muito em sua vida mas que hoje não tem mais? Então, isso pode fazer com que a sua vida não seja da mesma forma que foi, incluindo também a forma como você pode enxergar as coisas. Pode ser que alguma coisa perdida possa mudar completamente uma pessoa tanto para um bom sentido quanto para um sentido ruim.

Uma hora na vida chega o momento da restituição, de trazer, de reconquistar o que foi tirado, o que foi perdido. Não são apenas bens materiais que fazem parte de uma perda, às vezes uma pessoa pode ter a sua dignidade ou a sua alegria tirada por alguém ou alguma situação. Devolver, recuperar o estado normal de uma pessoa influi em trazer novamente o que parecia que foi tirado sem chances de retorno. 

Ninguém pode ser restituído de uma coisa que queria e que não teve, mas quando algo fazia parte da vida de alguém e não faz mais, a restituição é o caminho mais justo para que se traga de volta o que se perdeu.

Nem sempre é fácil reconquistar o que foi perdido, às vezes será necessário uma força maior para ter de volta o que se deseja. É importante não desistir porque pode parecer que o caminho da reconquista pode ser muito difícil de ser percorrido, e também pode surgir a sensação de o que foi tirado nunca mais ser restituído.

Diversas são as causas de uma perda, talvez negligência, talvez injustiça, talvez uma escolha. Independente da razão o que se deve fazer quando se quer novamente o que é de direito, é ir atrás do que não faz mais parte da vida.

São diversas as coisas que podem ser reconquistadas, uma amizade, um cargo profissional, um bem-material, bem-estar, os sonhos, um relacionamento, ou alguma coisa que faz o presente parecer incompleto.

Ninguém quer algo indesejável, se você quer alguma coisa de volta é porque tem valor, ou se ela foi tirada é porque tem um valor. A ausência de algo valioso pesa. Quem procura ser restituído luta por um presente melhor.

A restituição não é apenas trazer ao estado normal o que foi perdido, ela é essencial para demonstrar que existe chance, que existem possibilidades, que são reais as probabilidades de tornar presente o que o passado pretendia deixar perdido para sempre.