domingo, agosto 06, 2017

Se acomodando

Pode parecer que em muitas situações de nossas vidas quando algo é suficiente para continuarmos isso já parece ser o bastante. Nem o sempre o suficiente é o melhor. Quando você minha leitora ou meu leitor está vivendo uma situação que para os seus olhos parece cômoda, qual é a sua atitude? Algumas pessoas apesar de estarem vivendo de uma maneira confortável são incansavelmente inquietas e querem mais, ou pelo menos querem melhorar.

Na minha visão não existe nada de errado em decidir permanecer em uma situação confortável, mas e quando alguém se acomoda em uma situação que não é confortável? Aí que está o problema. Às vezes as pessoas que decidiram ficar em uma situação que não é confortável, desistiram. Isso, e a pior das desistências é aquela que acontece antes de alguém nem tentar, mas então você me pergunta como é possível uma pessoa desistir se nem começou a fazer a alguma coisa. É aí que está o maior problema. Tem pessoas que nem tentam, nem se atrevem a sair da comodidade em que estão.

Algumas vezes eu já me peguei em momentos em que permanecia parado diante de uma circunstância que eu poderia mudar completamente. De acordo com a minha experiência eu posso dizer que a maior causa de nem tentarmos é o pensamento do que pode vir, do que pode acontecer. Por isso, é mais fácil se entregar ao que temos do que nos aventurar pelo desconhecido. O desconhecido causa receio, gera medo.

A vida em certos momentos exigem de nós reações, então se torna indispensável uma atitude para mudarmos uma situação. A sorte é um fator que conta quando vamos nos jogar para o imprevisível. Temos que ser fortes para superarmos os momentos difíceis e gratos o suficiente para reconhecer as coisas boas que aconteceram. A vida não é apenas um mar de rosas, os espinhos existem mas não podem ser suficientes para tirar a nossa dinâmica. Podemos nos surpreender com o que a vida pode nos trazer. 

Se estamos acomodados pelo receio do que pode acontecer, então podemos perder a chance de viver ótimas experiências que poderiam ser lembradas por toda a vida. As tentativas são passos importantes para mudar e não se acomodar.

Existem possibilidades que poderíamos ter vivido se não tivéssemos receio, essas possibilidades que poderiam ser reais, têm grande potencial para causar um arrependimento, e aquele arrependimento de não ter nem pelo menos tentado no passado é o que menos pode ser consertado quando vemos que perdemos a chance de subir mais um degrau na interminável escada da vida. Para quem não se acomoda é sempre cedo para isso.