domingo, agosto 13, 2017

Transformação exige não voltar para trás

Não existe nenhuma vantagem em percorrer um caminho e depois de vários percalços querer voltar tudo para trás. Na vida o caminho que nos levou para algum destino não pode ser desvalorizado. Não é fácil seguir em frente, e se desistimos de continuar nunca chegaremos lá. Onde estão os que não desistiram? Eu já escrevi sobre isso aqui, mas hoje eu quero falar sobre muito mais do que apenas o lugar do qual chegam os que não desistem, eu quero falar sobre a força de não se deixar paralisado e sem foco quando parece que tudo não está andando para frente. Não se pode perder a motivação, porque quando parece que estamos parados esperando pelo o que desejamos e lutando por isso, na verdade estamos voando.

Ninguém pode ver a transformação de uma pessoa até que esteja completa. A borboleta quando ainda é uma lagarta ninguém pode ajudá-la a sair do casulo, se alguém abrir o casulo para a lagarta, ela não terá a força suficiente que precisa ser desenvolvida para que ela própria rasgue o casulo. Sem a força que é usada para abrir o casulo não haverá o desenvolvimento e a transformação completa da lagarta. Essa metáfora é uma das mais lindas da natureza. Existem pessoas que não entendem que estão na fase da lagarta, e que precisam permanecer um tempo em seus casulos para ressurgirem com todo o esplendor de uma borboleta. É preciso entender que um tempo é necessário para a mudança, e que essa mudança, essa transformação, exige um esforço que muitas vezes é escondido e silencioso.

No momento que chegar a hora de abrir o casulo, toda a força e todos os aspectos para voar estarão prontos para uma nova fase. A vida é assim. Precisamos suportar o casulo para que estejamos preparados e fortes o suficiente para chegar no próximo patamar. Para chegar no próximo patamar ninguém pode desistir e nem voltar para trás.

A transformação muitas vezes é oculta, e aquelas que são ocultas se tornam as melhores e mais potentes. Quando estamos passando por uma transformação, a melhor decisão é não voltar para trás. Agora temos que esperar o que começou, terminar.



Medellín - Colômbia