sexta-feira, setembro 22, 2017

Flexibilidade

A vida exige diversas habilidades para nos sairmos bem no nosso dia. Geralmente uma pessoa pode se focar em algum talento que possui e aprimorá-lo, mas para isso é necessário um esforço, uma prática e uma constância.

Desenvolver uma habilidade no início pode parecer uma tarefa árdua mas quando insistimos vemos que benefícios podem vir a pequeno, médio e a longo prazo, geralmente os benefícios a longo prazo persistem mais.

Uma das características que uma pessoa pode ter para ajudá-la é a flexibilidade. É bom quando alguém sabe fazer mais de uma coisa e consegue seguir em frente sem perder o foco. Quanto mais flexíveis somos mais portas estamos abrindo para nós mesmos, principalmente se estamos precisando. Ser flexível não significa ser sem foco, ao contrário, quanto mais flexível uma pessoa é, de mais foco ela precisa para não se perder em meio a diferentes tarefas.

Quem não é flexível pode perder algumas oportunidades que a vida oferece. A vida não é uma coisa só, então quanto mais horizontes pudermos visualizar melhor será para o nosso crescimento pessoal. Se alguém tem um objetivo na vida e apenas espera para que as coisas aconteçam de acordo com os planos relacionados a ele, não sabe o tamanho dos resultados na experiência pessoal que pode perder descobrindo ou fazendo algo nem que seja para ocupar o tempo.

Eu acho que a falta de flexibilidade pode impedir um crescimento maior do que imaginamos. Ter foco em uma coisa é bom, e saber manter esse foco com outras possibilidades é melhor ainda. O ruim é deixar que as outras ocupações atrapalhem no objetivo principal.

As circunstâncias da vida podem exigir uma maior adaptação, dependendo do lugar, das pessoas e da situação financeira. É fundamental saber as vantagens que temos quando somos mais maleáveis, porque os pontos desfavoráveis não podem se sobrepôr a elas.

É importante se adaptar não apenas às tarefas relacionadas a uma profissão. Existem pessoas na nossa vida que exigem de nós uma adaptação. Ser mais maleável com alguém pode demonstrar uma atenção, um esforço e até mesmo uma valorização. Se alguma pessoa percebe que você está deixando algo por causa dela, isso se transformará em um reconhecimento da importância que ela tem na sua vida.

Pessoas que não querem se adaptar sob nenhuma hipótese demoram mais tempo para encontrar o que querem, ou podem permanecer mais tempo insatisfeitas enquanto esperam encontrar o que buscam.

Se a flexibilidade que estão exigindo de você, é demais, não é recíproca, é necessário colocar na balança se realmente vale a pena ser flexível. Se é prejudicial, não vale a pena.